O que é Diaconato?
O Diaconato é um ministério da igreja formado por homens e mulheres voluntários que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual na igreja local.
Corpo Diaconal
É constituído de pessoas voluntárias, denominadas diáconos e diaconisas, que se oferecem ao trabalho do Senhor no seio da comunidade local, dando seu tempo, talentos e espiritualidade, contribuindo para o bom andamento da igreja.
Funções
Na igreja local, o Diaconato tem uma série de funções a cumprir:
• É o primeiro a chegar à igreja para preparar todos os detalhes do culto que está por começar.
• Zelar pelo patrimônio da igreja local;
• Cuidar do patrimônio da membresia (objetos, pertences e carros que ficam na rua durante os cultos);
• Fazer a recepção dos convidados;
• Organizar o auditório (dirige as pessoas aos assentos vagos);
• Preparar o altar;
• Coletar ofertas;
• Auxiliar na contagem das ofertas e devido registro em formulários próprios;
• Atuar no serviço da Santa Ceia do Senhor (organização antecipada e distribuição);
• Assessorar em momentos de orações
• Visitar hospitais e outros ambientes onde se pode evangelizar pelo amor, carinho e, sobretudo, pela oração em favor dos que sofrem.
Diretoria
O Diaconato Quadrangular tem uma estrutura administrativa baseada no Estatuto da IEQ.
É dirigido por um (a) diretor (a) eleito (a) em assembléia geral anual ou escolhido (a) e nomeado (a) pelo pastor titular da igreja local. Esse (a) diretor (a), além de suas funções à frente do corpo diaconal propriamente dito, também tem assento nas reuniões do CDL, podendo usar da palavra e votar todas as matérias inerentes ao que se discute em prol da igreja local.
COMO FOI INSTITUÍDO O DIACONATO?
Atos 6.1-7:
v.1 “ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.”Percebemos que a igreja tinha iniciado com suas obras e os problemas também começaram a surgir.
v.2 “E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.”Podemos verificar a importância de se tomar uma atitude...
v. 3 “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.”
v.4 “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.”Sob ordenança, tiveram sabedoria e escolheram aqueles que melhor poderiam cooperar para o reino de Deus.
v.5 “E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;”Essa atitude gerou contentamento, não somente aos apóstolos, mas ao restante dos cristãos, pois puderam constatar que a igreja estava preocupada com a necessidade de todos.
v.6 “E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.”O trabalho do servo deve ser acompanhado pela benção da liderança.
v.7 “E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.”Quando o Diaconato faz o trabalho servindo aos irmãos, como para o Senhor, ele tem a consciência de que o resultado de todo o seu esforço lhe trará uma grande recompensa, porque... “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
I Coríntios 15.58