A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular foi fundada pela evangelista Aimee Semple McPherson.
Aimee Elizabeth Kennedy nasceu em Ingersoll, Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890.
Converteu-se aos dezessete anos e foi casada com o evangelista Robert Semple, com o qual seguiu como missionária para a China.
Seu marido foi acometido de malária e pouco tempo depois Aimee foi obrigada a voltar aos Estados Unidos, viúva e com a filha recém-nascida em seus braços.
Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.
Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf Kennedy McPherson assumiu a presidência da igreja, que hoje é exercida pelo Rev. Paul Rister.
Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:
1- Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor a Deus 24 horas por dia.
2- Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles (primeira pertencente a uma igreja nos EUA), a KFSG (Call FourSquare Gospel).
3- Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.
4- Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.
5- Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.
Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, nasceu da vontade do Espírito Santo e não de uma divisão ou cisma de igrejas e se conserva unida para a glória de Deus.
Concebido no coração do Pai, o evangelho quadrangular é uma mensagem gloriosa, sólida como a rocha, o mesmo Jesus Cristo sobre o qual está fundamentado.
Seus quatro temas predominantes se estabelecem na Bíblia Sagrada:
A Igreja do Evangelho Quadrangular se encontra hoje em 107 países ao redor do mundo. Sua sede mundial é localizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas ela funciona de forma autônoma em cada país.
A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na Bíblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX.
|
Para o mundo amaldiçoado por causa do pecado, e enganado por Satanás, LUCAS apresenta Jesus Cristo como "Filho do Homem", para a salvação da alma. |
|
Para um a Igreja tímida. JOÃO apresenta Jesus Cristo como "Filho de Deus" para batizar e abençoar. |
|
Para a humanidade moribunda e doente, tanto no espírito como no corpo. MARCOS apresenta Jesus Cristo como "Servo de Deus", para cura divina do corpo do homem. |
Para o mundo cansado de guerras, lutas, cobiça, ódio e sofrimento. MATEUS apresenta Jesus Cristo como o rei que há de voltar. |
NOSSA VISÃO:
A Visão do Evangelho Quadrangular por Aimee Semple MacPherson, apresentada durante a Convenção Quadrangular de 1928
"Veio-me como inspiração!
A grande tenda do acampamento estava armada. Multidões estavam de pé, ao redor de seus limites. Muitos haviam peregrinado desde muito longe. Todo coração estava ansioso por escutar; se inclinavam para frente em acordo, absorvendo a mensagem. O tema era "A Visão de Ezequiel".
Minha alma estava espantada! As nuvens estavam no céu, que se dobravam e desdobravam em uma glória de fogo - Ezequiel havia visto o Ser cuja glória, nenhum mortal pode descrever.
Ao fixar sua vista nessa Maravilhosa revelação do Onipotente, ele contemplou quatro rostos. Os rostos de um homem, o de um leão, o de um boi e o de uma águia. Estes quatro rostos estavam ligados nas quatro fases do Evangelho Quadrangular, de Jesus Cristo.
No rosto de Homem, contemplamos Jesus, como um varão de dores, experimentado e quabrantado, morrendo no madeiro.
No rosto de leão, contemplamos Jesus como o poderoso Batizador no Espírito Santo e fogo.
O rosto de Boi, tipifica, Jesus, o Grande Carregador de cargas, que em si mesmo levou nossas enfermidades e carregou nossas dores, que em seu infinito amor e divina provisão, supriu cada uma de nossas necessidades.
No rosto de Águia, temos refletidas as visões da alma do Rei que virá, cujos povos, prontos, se unirão no céu brilhante, cuja voz metálica ecoa pelo universo para vir buscar sua Noiva que O espera.
Um Evangelho perfeito!
Um Evangelho completo para o corpo, alma, espírito e para a eternidade. Um Evangelho perfeito em quatro direções. Eu permaneci ali, quieta a escutar, me agarrando ao púlpito, contemplando com espanto e com gozo, então - "Por que? - porque é o E-V-A-N-G-E-L-H-O Q-U-A-D-R-A-N-G-U-L-A-R, que se instalou e deu calor ao meu coração.
Instantaneamente, o Espírito deu testemunho! Portanto, "Era o Evangelho Quadrangular", que o Senhor me deu nesse dia, viva e adequadamente, explicando a mensagem que deveria praticar e que, seria transformado em um nome conhecido em toda a terra. Ao estudar a Palavra de Deus desde esse dia, descobri que a palavra "Quadrangular" é completamente bíblica, e está minuciosamente colocada entre as frases do Antigo e do Novo Testamento. Assim, como toda inspiração, segue uma revelação, parecerá que a vida é muito curta para poder expressar a lenitude Quadrangular.
Concluindo, "Quadrangular" começa no Antigo Testamento. É usada como pertencente às coisas mais sagradas.
Leia-se: Êx 27:1; Êx 30:2; Êx 37; Êx 38, Êx 39; I Reis 7:30-34.
Jesus Cristo é o único Salvador! Jesus é o único Batozador no Espírito Santo! Jesus Cristo é o grande médico! Jesus Cristo é o Rei que há de Vir!
A porção sagrada. Em Ezequiel 48:20 lemos: "É a porção sagrada, um quadrado".
"E de certo, com nossas ofertas, e nossos testemunhos diários. Sim temos que trazer nosso tributo ao Senhor, estaremos certos, seguros de oferecer porções quadrangulares.
A Cidade Quadrangular. O lugar Glorioso ao qual chamamos céu, é uma cidade quadrangular. Lemos a descirção: E a cidade está assentada em forma de quadro, e sua longitude é igual sua largura. E medirá cidade com vara, doze mil estádios; e sua longitude, largura e altura são iguais."
Louvado seja o Senhor! Você pode ver? Os remidos do Senhor devem oferecer porções quadrangulares diante de um altar quadrangular, ao contemplar Jesus Cristo nosso Sumo Sacerdote usando um peitoral quadrangular, e que por sua infinita misericórdia, devem ser levadas a uma Cidade Quadrangular para adorar diante do trono onde os vinte e quatro ansiãos se prostram, clamando, "Santo, Santo, Santo" e ao redor do qual os cento e quarenta e quatro mil elevam suas vozes em alegres hosanas ao Glorioso Rei.
Por que todos estes "Quadrangulares"? Qual o significado dos elos? Quadrangular significa equilíbrio, serenidade, solidez, força e velocidade.
Em Lucas 5:18 e Marcos 2:3 lemos sobre um homem que estava enfermo, "de paralisia" É um jeito desse pobre ver o mundo com seus pecados, enfermidades, miséria, e aflições! Basta ler um único jornal para dar-se conta de quantos paralíticos e enfermos de verdade há nesse mundo. Enlouquecidos, bêbados, vacilantes, incrédulos, suicidas e quabrantados.
Quatro homens foram necessários para carregar aquele homem enfermo, dizia Jesus Cristo. Deus permita que nós como Cristãos Quadrangulares possamos levarntar o pecador, o enfermo e o caído e leva-los ao Senhor.
Levantando este homem sobre todos os obstáculos, e carregando até o topo da casa, os quatro homens removeram uma porção do teto e abaixaram o homem diante da multidão, reunida onde Jesus estava.
Quatro cordas foram usadas para abaixa-lo, ao lugar onde poderia sentir o toque das mãos do Mestre. Estas quatro cordas podem bem estar ligadas a salvação, santidade divina, ao batismo com o Espírito Santo, e ao Rei que virá. Gostaria de trazer alguns pensamentos en suas nebtes a respeito destas cordas:
* Estas cordas são fortes e seguras, nunca se rompem.
* Necessitamos das quatro cordas, se é que vamos abaixar este mundo sofrido e necessitado, ao humilde e bendito lugar de misericórdia ao pés do mestre.
* Se uma das quatro cordas for solta ou cortada, poderemos derrubar este homem.
* As quatro cordas devem ser usadas juntas e o homem poderá ser baixado com perfeita segurança.
Ao abaixar o pobre velhomundo diante da presença de Jesus, cada corda deve se manter do mesmo tamanho; ao descer, o Evangelho deve ser praticado em forma quadrangular.
Pregue somente Salvação e apesar de você atingir o não convertido, o Cristianismo morrerá de fome por falta de verdades mais profundas, que lhe ajudem a crescer em graça.
Enfatize com demasiado entusiasmo o Batismo como Espírito Santo, deixando as outras cordas de lado e tirarás o homem enfermo da salvação.
Pregue nada exceto Santidade Divina, reserve a maior parte do tempo ministrando as necessidades físicas em lugar das necessidades espirituais do homem e estarás apto a tirá-lo, porque seu eixo está desviado.
Prague nada mais que a segunda vinda do Senhor Jesus Cristo, deixando de lado toda obra que deve ser realizada antes de ve-lo e de novo o equilíbrio se perderá. Falemos até a vinda ou conversão do pecador se perderá de vista, e quando derem conta disto, o homem terá se desviado perigosamente e se afastará.
As quatro cordas devem estar igualmente divididas! O peso sobre cada uma delas deve estar igualmente distribuído. Ou ao contrário, a pessoa se cansará e se deixará escorregar. Então, no lugar de ter bênção, terá um desastre em suas mãos.
Senhor, ajude-nos a ter serenidade e equilíbrio, e a praticar um Evangelho Quadrangular bem balanceado.
E ser quadrangular significa enfrentar um assunto diretamente, pregando a verdade de uma forma qua não volte atrás. Significa qua nunca estaremos desequilibrados.
Sua intensão é fazer Cristãos Espirituais, profun damente entregues, construtivos, devotos e ganhadores de homens. Quando Senhor vier, possamos dizer:
"Diante de Ti, ó Deus, temos oferecido uma porção quadrangular. Em um altar quadrangular. Temos oferecido nossos sacrifícios, dando a volta por cima das coisas do mundo e suas atrações. O glorioso Rei habita para sempre na Cidade Quadrangular"